
Categoria de Artigo: Cultura


Foram centenas de canções durante 65 anos de carreira e 84 anos de vida. O seu rosto é um dos mais familiares no país. A sua voz, uma das mais inconfundíveis. Simone despediu-se dos palcos com o espetáculo “Sim, sou eu… Simone”, esta terça-feira à noite, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa. Cerca de 20 utentes da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa cantaram e emocionaram-se na última atuação da cantora.
Numa das salas mais conhecidas do país, o público revisitou o som intemporal das canções de Simone de Oliveira. Numa noite de plateia esgotada no Coliseu dos Recreios, celebrou-se a vida e a coragem de uma mulher que nunca se contentou em viver pela metade.
Os testemunhos
Foi com entusiasmo, curiosidade e alguma ansiedade que cerca de duas dezenas de utentes do Espaço Santa Casa e do Centro de Dia Nossa Senhora dos Anjos – equipamentos da Misericórdia de Lisboa – se preparavam para assistir ao espetáculo “Sim, sou eu… Simone”.
Glória Serafim, 77 anos, veio para Lisboa há mais de 40 anos. Já na sua terra, em Santo André, concelho de Santiago do Cacém, ouvia as canções da artista e deixava-se inspirar por elas. Não esconde a emoção e algum nervosismo por estar presente neste espetáculo. “Tenho uma grande admiração pela mulher e artista”, refere a utente do Espaço Santa Casa. “Fico muito contente por estar aqui. A Santa Casa está de parabéns pela iniciativa”, sublinha. “Ouvir a Simone faz-me lembrar a minha mocidade, porque quando a Simone era jovem eu também fui”, lembra.
Já Rosário Silva, 75 anos, veio de Viseu para Lisboa ainda em criança. É uma das amigas que acompanha Glória no concerto, mas também no Espaço Santa Casa, onde fazem ginástica, costura criativa, danças latinas, entre outras atividades. Rosário diz que o envelhecimento ativo e saudável não é um chavão. “No espaço Santa Casa vive-se na plenitude, não se sobrevive aos dias”, destaca. “Estou maravilhada por estar aqui”, diz sem rodeios. Já a cantarolar alguns dos temas mais conhecidos, Rosário conta que músicas gostava de ouvir e explica a importância de ver uma jovem da sua idade a “celebrar uma vida de coragem”.
Lisboeta de gema, Lourdes Andrez, 78 anos, destaca o talento profissional e a coragem pessoal. “Simone foi sempre uma mulher de coragem, lutadora, de alma inteira e com uma grande voz. Eu admiro-a muito. Vi-a crescer, vi a forma como sempre lutou e cantou”. “A ´Desfolhada Portuguesa` e o `Sol de Inverno´ são dois temas que gostava de ouvir”, revela. Surpreendida com o convite da Santa Casa para assistir ao espetáculo, Lourdes diz estar “encantada e feliz” por assistir à derradeira presença num concerto de uma mulher que sempre a inspirou.

A participação da Misericórdia de Lisboa neste ciclo cultural começa já no próximo sexta-feira, 11 de março, às 18h00, com a apresentação do livro “Políticas Públicas na Longevidade”. Uma obra concebida no âmbito da Estratégia Nacional para a Longevidade, com coordenação geral do Centro Editorial da Santa Casa. Esta publicação é o produto final do workshop sobre políticas públicas, dinamizado pela Santa Casa em julho de 2020, e do contributo de vários parceiros sociais, stakeholders e peritos da área.
A sessão de dia 11 de março contará com a presença da coordenadora do grupo de trabalho sobre Políticas Públicas na Longevidade na Santa Casa, Maria da Luz Cabral, do antigo ministro do Trabalho e da Solidariedade, Paulo Pedroso, e do procurador José de Albuquerque.
A instituição volta a marcar presença na iniciativa, no mês de abril, nomeadamente no dia 14. Entre as 15h30 e as 17h30 realiza-se uma oficina de braille. Uma oportunidade para conhecer e experimentar os recursos, os materiais, as tecnologias e as estratégias utilizadas para o ensino e integração de pessoas com cegueira e baixa visão. Esta oficina estará a cargo do Lar Branco Rodrigues, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, equipamento destinado a pessoas portadoras de deficiência visual congénita ou adquirida.
Ainda no mesmo dia, às 18h00, haverá a apresentação do livro “Lição de coisas: Uma história do Lar Branco Rodrigues”, que contará com a participação especial da agência de talentos – Valor T, da Santa Casa, iniciativa pioneira na inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
Durante os meses de março e abril, a Livraria Barata abre as suas portas à cultura e a alguns nomes nacionais emergentes nesta área. O ciclo -que começou este sábado com a inauguração da exposição “The steady hands of a busy mind/As mãos meticulosas de uma mente irrequieta”, da reconhecida artista visual Vanessa Teodoro, patente no espaço até 28 de abril-, vai ainda receber alguns concertos, mesas redondas e espetáculos.
A entrada é livre, mas sujeita à lotação da sala, com exceção do ateliê destinado a crianças dos 3 aos 5 anos, “Orquestra de papel” com Catarina Anacleto e Francisco Van Epps, que acontece nos dias 26 de março e 30 de abril e que tem um custo de 15€, por criança mais adulto.
Consulte toda a programação da iniciativa “Livraria Barata: Lugar de Cultura”, aqui.

Na sessão de encerro do lançamento da obra “Cadernos Técnicos n. 9 – Património e Reabilitação”, Ana Vitória Azevedo, administradora da Misericórdia de Lisboa com o pelouro do Património, começou por agradecer às várias equipas da instituição, aos arquitetos e à Universidade Lusíada. “É um dever cuidar do património da Santa Casa”, defendeu, sublinhando que é uma “tarefa enorme rentabilizar, requalificar, manter e dar uso a este património, nas diferentes áreas de intervenção”. Acrescentou ainda que “os Cadernos Técnicos são muito importantes para dar visibilidade ao trabalho e à missão” da Misericórdia de Lisboa.
Helena Lucas, diretora do Departamento de Gestão Imobiliária e Património (DGIP), considerou que falar do património da Santa Casa “é falar de pessoas. Desde o benemérito que deixou o seu património a quem mais precisa, aos que o recebem e cuidam, até aos que dele beneficiam”. E continuou: “pretendemos que a reabilitação seja de pessoas para pessoas, conjugando o legado do passado com as necessidades do presente e a confiança e a inovação para o futuro”.
João Pedro Falcão de Campos, arquiteto e docente do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, fez um resumo da visão e do propósito do projeto do Palácio de São Roque/Casa Ásia, futuro museu da Misericórdia de Lisboa.
Já Rui Alves, arquiteto e docente da Universidade Lusíada, e Teresa Rodeia, arquiteta e docente do Instituto Universitário de Lisboa, apresentaram o projeto do Centro Intergeracional Ferreira Borges.
Tendo em conta o vasto património imobiliário da Misericórdia de Lisboa – em grande parte fruto das heranças, legados e doações dos muito beneméritos que confiam os seus bens à instituição – o nono volume dos Cadernos Técnicos da Santa Casa dá a conhecer o investimento realizado em prol da caracterização, organização, gestão e reabilitação desse património. Simultaneamente, apresenta o Departamento de Gestão Imobiliária e Património, que é responsável pela análise e operacionalização dos melhores procedimentos, tendo em vista a boa gestão do imobiliário da Santa Casa.
O que são Cadernos Técnicos?
Os Cadernos Técnicos da Santa Casa são uma publicação temática, de natureza técnica, sobre as áreas de intervenção da instituição. Visam divulgar o conhecimento e a experiência dos serviços e dos seus profissionais, assim como de outras instituições ou especialistas com ação congénere.

Sabia que a documentação histórica da Santa Casa é constituída sobretudo por documentos em papel e pergaminho, por fotografias e registos sonoros que preenchem cerca de 3,5 km de prateleiras? Ou que o antigo Sanatório de Sant’Ana foi fundado no início do século XX para apoiar crianças com tuberculose? E que este foi totalmente financiado pelas famílias Chamiço e Biester, legado à Santa Casa em 1913, possibilitando assim o seu funcionamento até aos dias de hoje?
Sabia, ainda, que a antiga Casa Professa de São Roque foi o principal edifício jesuíta em solo português até 1759? E que o Convento de São Pedro de Alcântara foi fundado em 1670 pelo Marquês de Marialva, em cumprimento de um voto feito cinco anos antes, na Batalha dos Montes Claros? Por último, gostava de conhecer a história da Sala de Extrações da Lotaria Nacional, um projeto traçado no início do século XX, por Adães Bermudes?
A Santa Casa dá resposta, ao pormenor, a estas e outras curiosidades históricas acerca do património da instituição. “Património ao Domingo” é o tema de um ciclo de visitas guiadas dinamizadas com o objetivo de dar a conhecer um edifício diferente a cada domingo do mês. As visitas são gratuitas e são conduzidas por técnicos do Serviço de Públicos e Desenvolvimento Cultural da Direção da Cultura da Santa Casa.
À descoberta do património da Santa Casa
Estas visitas guiadas ao domingo acontecem em cinco locais: Arquivo Histórico e Biblioteca da Santa Casa, Sala de Extrações da Lotaria Nacional, Hospital de Sant’Ana, Convento de São Pedro de Alcântara e Igreja e Museu de São Roque.

Não tem paralelo, em Portugal, o conjunto de relicários e relíquias que se encontram expostos na Igreja e Museu de São Roque: peças datáveis dos séculos XIV ao XVIII, parte delas doação de Dom João de Borja, em 1588, e outras reunidas pela Companhia de Jesus, na sua antiga Casa Professa, durante a sua vivência de quase dois séculos em São Roque, chegando à posse da Misericórdia de Lisboa, por doação régia de D. José I, em 1768.
Estes 265 relicários, preciosos objetos de arte e devoção, podem ser visitados na própria Igreja e no Museu. No que diz respeito às relíquias, não se consegue apurar um número certo, porque alguns relicários possuem diversas relíquias, mas estima-se que poderá andar à volta das 500 a 1000 relíquias de santos.
Conheça um pouco mais sobre a incrível coleção de São Roque. Saiba o que é um relicário, uma relíquia e o seus propósitos.
Mas afinal o que é uma relíquia. E um relicário?
As relíquias são as partes corporais dos santos ou os seus objetos pessoais, os quais são colocados nos relicários, objetos criados para os guardar e expor. Destacam-se pela sua componente artística e material, onde abunda os metais preciosos.
Uma relíquia é um testemunho material de um santo. A relíquia é assim, quase sempre, o corpo do santo ou parte dele: uma cabeça, um braço, uma perna, etc. Entende-se que a relíquia se pode multiplicar, dividindo-se o corpo. Há também as relíquias de contacto, que são objetos que estiveram em contacto direto com o santo, vivo ou morto: o manto, o sapato, a cruz que tinha ao peito, etc. Para conter estes objetos (partes de corpo ou objetos pessoais) fazem-se os relicários. Originalmente eram caixas em madeira decoradas, mas com o tempo ganham uma forma mais preciosa: cofres em metais preciosos, que se adaptavam à preciosidade religiosa da relíquia. Com a partilha do corpo do santo, os relicários adquirem muitas vezes a forma da parte do corpo que contêm. Por exemplo, um relicário que guarda a cabeça de um santo representa o seu busto, o que guarda a perna tem a forma dessa parte, para o braço acontece o mesmo.

O Museu de São Roque foi um dos primeiros museus de arte a serem criados em Portugal. Abriu ao público a 11 de janeiro de 1905, com a designação de Museu do Thesouro da Capela de São João Baptista, no edifício da antiga Casa Professa da Companhia de Jesus. A inauguração solene deste espaço foi feita na presença do casal real, D. Carlos e D. Amélia, ato que demonstrava a relevância da coleção e conferia ao museu um elevado estatuto. Aquando da sua inauguração, era um pequeno museu que exibia uma joia do património da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa: o Tesouro da Capela de São João Batista.
Ao longo do século XX, o Museu de São Roque foi colecionando conquistas. A criação da Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, em 1929, veio inaugurar uma época de intenso restauro monumental, que deixou marcas visíveis no património português, de Norte a Sul do país, em particular nos monumentos que podiam ilustrar uma narrativa de um Portugal antigo e transcontinental. O património foi usado como uma arma de propaganda do regime e de transmissão dos seus valores. E o que acontece ao Museu do Thesouro da Capela de São João Batista neste contexto? Desaparece e dá lugar ao Museu de Arte Sacra de São Roque.
Propriedade da Misericórdia de Lisboa, o Museu de São Roque guarda um dos mais importantes acervos da arte sacra nacional. Como refere a diretora do Museu de São Roque, Teresa Morna, a missão do Museu passa pelo “estudo, preservação, valorização e divulgação” da arte, sempre com o intuito de estimular o interesse e conhecimento da comunidade em geral pela arte sacra, “através de uma oferta cultural inovadora” que, de forma sustentada, atraia públicos diversificados. É, no fundo, assumir o papel principal de um museu: servir para educar, para deleite, para conservar objetos, para contar histórias.

Esta parceria, válida para o triénio 2021-2024, permite oferecer mais-valias a profissionais e utentes da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa provenientes de todas as áreas, nomeadamente infância e juventude, família e comunidade, população idosa, pessoas com necessidades especiais e outros segmentos populacionais mais vulneráveis.
De acordo com uma abordagem intergeracional e inclusiva, a parceria assume uma tripla vertente considerando as seguintes áreas de atuação: infância e seniores numa abordagem integrada – projeto Boca Aberta; adolescência – oficinas para jovens; formação – desenvolvimento de oficinas de formação para técnicos da Santa Casa.
O teatro é um lugar de todos e para todos
O projeto Boca Aberta visa dar a conhecer textos dos mais diversos géneros literários, estimulando o pensamento crítico; desafiar a criatividade partindo de linguagens narrativas diferentes; estimular a imaginação e a interpretação criativa da palavra escrita e contada; abordar as diferentes perspetivas e possibilidades de interpretação/representação de um texto , promovendo o gosto pela leitura e pelas artes performativas.
Já as oficinas para jovens visam a participação de jovens apoiados pela Santa Casa em oficinas de formação, a realizar nas férias escolares de Páscoa e Verão.
Por outro lado, as oficinas de formação para técnicos da Santa Casa têm por objetivo possibilitar a reflexão sobre ferramentas pedagógicas e estratégias de comunicação em sala de aula ou em contexto de trabalho.
Esta parceria é também um projeto de acessibilidade, que tem como intuito possibilitar o acesso universal ao edifício, à programação e a outras iniciativas desenvolvidas ao longo da temporada.
Créditos fotografia: Filipe Ferreira

A época natalícia simboliza amor e amizade, pelo que não é por acaso que esta é a quadra habitual para presentear quem nos é próximo. Os livros são presentes sempre adequados, que duram para sempre, aumentam o conhecimento, transportam os leitores para outras vivências e que podem transformar vidas.
Ao longo de 2021 foram várias as obras publicadas pela nossa instituição, num total de dez. Livros sobre a história da Misericórdia de Lisboa, sobre o envelhecimento e até obras para os mais novos, existe de tudo um pouco e capaz de agradar a “gregos e a troianos”. E para os adquirir, nada mais fácil: basta aceder à loja online ou à loja física do Museu de São Roque.
Consulte a lista, aproveite o desconto de 10% e… boas leituras!
Para os apreciadores da história da Capela de São João Baptista, sugerimos o livro da historiadora Angela Delaforce, que reúne memórias e testemunhos de ilustres estrangeiros que visitaram a Igreja de São Roque, entre 1750 e 1968.
Publicação reeditada, com conteúdos revistos e aumentados.
Já a coleção Património lançou o IV volume, dedicado ao Convento São Pedro de Alcântara, em que os 400 anos da beatificação de São Francisco Xavier, pelo Papa Paulo V, a 25 de outubro de 1619, foram lembrados no livro Missão, espiritualidade e arte em São Francisco Xavier.
Retratando uma sociedade em que desigualdade está mais presente do que o desejável, Lição de coisas: uma história do Lar Branco Rodrigues fala sobre uma casa destinada a jovens deficientes visuais, vanguardista para a época e atualmente com um século de história.
Para os mais novos:
Os mais novos não foram esquecidos com esta publicação ludo-didático repleta de curiosidades históricas.
No âmbito do envelhecimento, peritos e parceiros sociais juntaram-se para debater este tema:
- Políticas Públicas na Longevidade
- Longevidade: Conhecimentos e Práticas na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
Sobre Saúde física e mental:
- Casos de sucesso do atendimento da SCML
- Estudo sobre Conhecimentos, Comportamentos e Hábitos de Saúde e Higiene Oral antes e durante o Período de Pandemia
- Cadernos de Exercícios de Estimulação Cognitiva (a publicação mais vendida na Feira do Livro, em Lisboa)
Para se atualizar no que concerne às “boas causas”, pode ainda ler os artigos do mais recente número dos Cadernos Técnicos da Misericórdia de Lisboa. Conheça-os também na loja online e fique atento às novas edições.
Todas as publicações estão disponíveis na loja online da Cultura e na loja física do museu de São Roque.

No âmbito das comemorações dos 500 anos do descobrimento das Filipinas, pelo navegador português, Fernão de Magalhães, que se notabilizou por ter liderado a primeira viagem de circunavegação ao globo, foi inaugurada, esta quinta-feira, 9 de dezembro, na Galeria de Exposições Temporárias do Museu de São Roque, a exposição “O Menino Jesus de Cebu: um ícone da cultura e da história das Filipinas”.
Organizada em quatro núcleos, a mostra permite aos visitantes acompanhar a história do culto ao Menino Jesus de Cebu, que evoca a chegada de Fernão de Magalhães à ilha de Cebu e o batismo católico dos soberanos e de 800 autóctones.
Construída em madeira, a estátua de “O Menino Jesus de Cebu” é o símbolo da chegada do cristianismo às Filipinas. Segundo a tradição, este foi doado, em 1521, pelo explorador português à rainha de Cebu.
Do espólio presente na exposição fazem parte, entre outras peças, duas vestes, do século XIX, do “Santo Niño de Cebu”, um colete frontal com tecido bordado a prata e ouro e enfeites de pedras preciosas, e uma capa magna de veludo vermelho e pano de cetim, com fios costurados a ouro.
A instalação convoca a atenção dos visitantes para um tema que, apesar de bem vivo na cultura filipina, permanece desconhecido em Portugal. A imagem do “Santo Niño de Cebu” – que encontra paralelo na tradição católica no Menino Jesus da Cartolinha, de Miranda do Douro, e no Menino Jesus de Praga, entre outros – é a mais antiga relíquia católica das Filipinas, e encontra-se na Basílica Menor do Sto. Niño de Cebu.
Paralelamente à exposição, a Santa Casa preparou uma série de atividades que acompanham esta mostra. No dia 14 de dezembro a Sala do Brazão do Museu de São Roque recebe as conferências, “Fernão Magalhães e o início do Cristianismo nas Filipinas” e “A Devoção do Sto. Nino nas Philippine”, onde decorrerá uma breve apresentação que relembra os momentos definidores dos 500 anos do Cristianismo nas Filipinas.
A 26 de janeiro, também no Museu de São Roque, a tarde tem início com a conferência “O local da primeira missa nas Filipinas em debate: o contributo da cartografia portuguesa”, por Miguel Rodrigues Lourenço, do Centro de Humanidades da Universidade NOVA de Lisboa. No mesmo dia, acontece outra palestra, “Pobre, & despido por seu amor: o Menino Jesus e a prática de vestir imagens na Época Moderna”, que, partindo de várias leituras, pretende contribuir para um entendimento mais alargado do papel das roupas no culto do Menino Jesus, em Portugal.
Com entrada livre, a exposição resulta de um projeto da Embaixada das Filipinas em Portugal, da National Historical Commission of the Philippines e da Basílica Menor do Sto. Niño de Cebu, em colaboração com o Museu de São Roque e pode ser visitada até ao dia 6 de fevereiro, de terça-feira a domingo, das 10h às 12h e das 14h30 às 18h (última entrada às 17h30).