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Inovação, sustentabilidade e futuro. O exemplo da Casa do Impacto no Planetiers

Como acelerar o desenvolvimento sustentável ambiental, económico e social? Qual o papel das empresas e instituições e que impacto podem ter nestes três eixos? O Planetiers World Gathering decorreu nos dias 22 e 23 de outubro, em Lisboa, num formato condicionado pela Covid-19, com público limitado no recinto e com transmissão integral de todas as sessões, através do site oficial do Planetiers.

O maior evento de inovação sustentável do mundo, que decorreu pela primeira vez em solo português, juntou 100 oradores de vários pontos do globo, divididos por quatro palcos, para debaterem e apresentarem projetos inovadores que contribuam para um mundo mais sustentável. No segundo dia da cimeira tecnológica, a diretora da Casa do Impacto, Inês Sequeira, subiu ao palco Crédito Agrícola Communities Stage, numa sessão dedicada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pelas Nações Unidas, para falar sobre a missão da Casa do Impacto e dos objetivos do hub da Misericórdia de Lisboa.

 

Casa do Impacto. Há dois anos a trabalhar por um mundo melhor

Quando a 1 de outubro de 2018 a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa anunciou a criação da Casa do Impacto, Edmundo Martinho, provedor da instituição, afirmava que “esta Casa iria criar as condições necessárias ao desenvolvimento de soluções inovadoras, que constituam novas respostas sociais, adequadas aos desafios contemporâneos”. Desde então, o hub – do inglês, centro – sediado no Convento de São Pedro de Alcântara já apoiou 135 projetos e injetou na Economia de Impacto mais de 1,5 milhões de euros.

As conquistas alcançadas nos últimos dois anos ajudam a delinear um plano para os próximos tempos. Para a diretora da Casa do Impacto, Inês Sequeira, é fundamental que o futuro assente em três pontos essenciais: “continuar a formar empreendedores através do programa de aceleração ‘Rise for Impact’, alavancar projetos com recurso ao ‘Fundo +Plus’ e desafiar mentes empreendedoras através do ‘Rise For Impact’ ou do ‘Santa Casa Challenge’”.

Inês Sequeira quer uma Casa do Impacto mais plural e heterogénea, num hub onde existem 20 fundadoras mulheres e 13 nacionalidades representadas. “Queremos chegar a mais empreendedores, de diferentes países, géneros, etnias, classes sociais, backgrounds e idades para trazer mais diversidade e inclusão ao empreendedorismo, de forma a potenciar soluções de resposta abrangente a toda a sociedade”, revela a responsável, acrescentando que “estão a ser desenhados mecanismos que promovam a colaboração e a criar critérios de diversidade para as nossas iniciativas”.

Nos dois primeiros anos de atividade, muita coisa foi feita. Para o futuro, as palavras-chave são “mais” e “melhor”, de modo a continuar a desenvolver modelos de negócio, que possam ser uma mais-valia para responder aos maiores desafios sociais e ambientais da década, alinhados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Casa do Impacto promoveu mais de duas mil videoconsultas de apoio psicológico

Casa do Impacto promoveu mais de duas mil videoconsultas de apoio psicológico

O projeto Acalma, uma plataforma de apoio psicológico gratuito criada pela Casa do Impacto, surgiu durante o confinamento e contou com 100 psicólogos voluntários.

O mercado de emprego em tempos de pandemia. Desafios, oportunidades e a resposta da Santa Casa

A inclusão no mercado de emprego, oportunidades de trabalho e os desafios colocados pela pandemia a profissionais e empregadores. Foi para debater tudo isto que o jornal Público promoveu, esta manhã, um webinar dedicado ao tema “O mercado de emprego em tempos de pandemia”, que contou com a presença de um grupo de parceiros da iniciativa PSuperior, do jornal Público, destinada a promover a literacia mediática nos estudantes universitários, e à qual a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa se associou.

Tal como anunciou o diretor do jornal Público, Manuel Carvalho, os estudantes-alvo deste webinar são “todos os alunos finalistas de uma série de cursos de todas as universidades públicas e algumas privadas do país”, até porque um dos objetivos deste fórum é “aproximar as empresas parceiras do PSuperior dos estudantes”.

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Edmundo Martinho, marcou presença na sessão para dar conta do trabalho desenvolvido pela instituição em tempos de pandemia, mas também do que está a ser pensado para o futuro.

A Santa Casa tem em curso uma iniciativa que vai dedicar-se, exclusivamente, a colocar pessoas com deficiência no mercado de trabalho. “Entendemos que para estas pessoas não chega o seu esforço individual. É preciso que haja aqui um suporte. Estamos a preparar-nos para lançar uma iniciativa de grande fôlego nesse domínio”, revela o provedor.

Edmundo Martinho recorreu a dados para dar nota que Portugal é dos países onde a empregabilidade de pessoas com deficiência é mais baixa. Também por isso a Santa Casa está a colocar de pé esta iniciativa, pensada para ajudar, apoiar e suportar pessoas com deficiência na construção de carreiras profissionais estáveis, “adequadas às capacidades que têm, mas que saia dos limites habituais do emprego assistencial e do emprego protegido”.

O provedor aproveitou o webinar para relembrar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Misericórdia de Lisboa desde o início da pandemia, uma vez que a Covid-19 levou a “um aumento muito significativo das situações de fragilidade” na cidade de Lisboa, com mais pessoas a solicitarem o apoio dos diferentes serviços prestados pela Santa Casa.

“As fragilidades que existiam adquiriram uma dimensão no seu dramatismo. Para nós está a ser um tempo de mobilização, sem precedentes, de recursos humanos, materiais e financeiros para poder dar resposta às inúmeras solicitações que nos chegam. É a questão que nos mobiliza diariamente: perceber aquilo que está acontecer na cidade, mas sobretudo aquilo que pode vir, de modo a que possamos preparar e antecipar algumas questões”, considera Edmundo Martinho, reforçando que a instituição “tem conseguido dar resposta às solicitações”.

Recorde-se que a Santa Casa é parceira do PSuperior desde abril de 2020. Considerando que o jornalismo é um dos bastiões das sociedades democráticas, a Misericórdia de Lisboa financiou mil assinaturas digitais do jornal Público.

A inovação que faz a diferença na vida de alguém

A inovação que faz a diferença na vida de alguém

 

O Santa Casa Challenge recebeu 74 candidaturas dos quatro cantos do país e do estrangeiro. Empreendedores responderam em menos de um mês ao desafio lançado pela pandemia.

Monitorização à distância ganha o “challenge” da Santa Casa

Monitorização à distância ganha o “challenge” da Santa Casa

 

Tecnologia permite aos cuidadores poupar tempo e serem mais eficazes nas suas tarefas.

5ª Edição do Santa Casa Challenge, especial Covid-19, já tem vencedores

Promovida pela Casa do Impacto, a mais recente edição do Santa Casa Challenge | Extra Covid-19 foi lançada com o propósito de criar e adaptar soluções digitais inovadoras capazes de responder às necessidades específicas de idosos em isolamento social em instituições ou em domicílio.

À semelhança do sucedido quando do anúncio dos vencedores da 4ª edição deste concurso, a final do Santa Casa Challenge | Extra Covid-19 foi transmitida em direto, esta tarde, 27 de maio, através da página de Facebook da Casa do Impacto.

Ally Smart Check-in e SmartAL foram os projetos vencedores desta edição extraordinária do Santa Casa Challenge. Uma edição dedicada à procura de soluções digitais de combate à pandemia. Além do prémio no valor de 25 mil euros que cada um vai receber, os dois vencedores vão poder ainda desenvolver um projeto-piloto, com a duração máxima de seis meses, adaptado a um equipamento ou serviço da Santa Casa.

Desenvolvida por Thomas Tredinnick, a ideia Ally Smart Check-in, consiste numa solução de monitorização de idosos que usa inteligência artificial, som e movimento para alertar, através de um aplicativo móvel, quando necessitam de assistência.

Já a SmartAL, desenvolvida por Célia Gonçalves e Telma Mota é uma solução desenhada para suportar serviços de Ambient Assisted Living que permite acompanhar, em tempo real, seniores e doentes crónicos, assim como, situações de convalescença ou follow-up pós-hospitalar.

Para Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto esta edição extra do Santa Casa do Challenge surge para se “reagir aos efeitos sociais negativos” da Covid-19. “Parte da nossa missão é também apoiar projetos e empreendedores sociais, fazendo a ponte com desafios reais que organizações como a Santa Casa vivem no terreno, para que possam desenvolver e implementar as suas soluções de uma forma eficaz”, afirma a diretora.

Os 10 finalistas selecionados, entre as 74 candidaturas nacionais e internacionais a concurso, apresentaram os seus projetos a um júri composto por Sérgio Cintra, administrador de ação social da Santa Casa, Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto, Mário Rui André, coordenador da Unidade de Missão Santa Casa, Luís Vallera, diretor de Sistemas e Tecnologias de Informação da Misericórdia de Lisboa e Micaela Seemann Monteiro, Chief Medical Officer for digital transformation na José de Mello Saúde.

O Santa Casa Challenge é um concurso promovido no âmbito da estratégia de investimento da Casa do Impacto, que premeia soluções tecnológicas inovadoras que deem origem a dispositivos, aplicativos, conteúdos digitais, serviços web ou de comunicação, exequíveis do ponto de vista tecnológico.

Social Good Summit: as respostas aos grandes desafios pós-covid

“De certeza que durante o dia vamos ouvir coisas que nos vão inspirar”. Foi desta forma que a diretora da It’s About Impact, Jwana Godinho, deu início ao Social Good Summit. Durante oito horas de emissão, decisores políticos, agentes sociais, líderes empresariais e ativistas debateram, num evento promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, o impacto da Covid-19 na sociedade.

A Covid-19 também se fez sentir na organização do Social Good Summit. Há pouco menos de dois meses, tudo previa que a estreia deste fórum da Fundação das Nações Unidas em Portugal fosse dedicada ao tema das alterações climáticas, num evento a realizar em outubro. A conjuntura atual levou a uma reestruturação dos planos, antecipando a calendarização prevista e transformando o acontecimento numa edição especial online, dedicada ao impacto da atual pandemia na economia social.

Da economia à saúde, da cultura à revolução digital, a primeira edição do Social Good Summit em Lisboa dividiu-se em oito painéis de discussão, de 45 minutos cada, à volta de sete dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, ameaçados pelo surgimento da Covid-19. Numa emissão livestream no facebook da Casa do Impacto, realizada entre as 11h e as 19h desta quarta-feira, decisores políticos, agentes do impacto social, líderes empresariais e ativistas analisaram o momento invulgar que se vive na sociedade.

Mas, afinal, o que debateram as personalidades dos diferentes setores?

A Importância da Economia Social

Num painel que contou com a presença do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Edmundo Martinho, o debate centrou-se no apoio prestado às pessoas e às empresas.

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, realçou o papel dos “heróis ocultos” que todos os dias ajudam a dar resposta às necessidades da população. Na sua intervenção, enumerou várias preocupações da tutela, nomeadamente manter postos de trabalho, apoiar as famílias que ficaram em casa para acompanhar os filhos e identificar as populações que neste momento ficam fora do sistema.

E o que mudou? “Passámos a ter relações de confiança, onde trabalhamos uns com os outros para chegar a um objetivo comum”, garante Ana Mendes Godinho.

Já Edmundo Martinho olha para o futuro com otimismo, mas lembra que é necessária uma preparação para que, nesse mesmo regresso, seja possível perceber a realidade que nos espera. O provedor destacou a aprendizagem que pode ser retirada desta situação.

“Vivemos um tempo de roturas várias, mas que também são momentos chave de aprendizagem, que nos permite perceber as nossas fragilidades e reconhecer melhor algumas potencialidades. É este equilíbrio que temos de fazer: cuidar, mas ao mesmo tempo perceber o passo que vamos dar a seguir. Hoje, se calhar, percebemos melhor que é possível fazer um bom trabalho sem ser necessário estar presente, e é uma coisa que se calhar vamos ter que apostar de forma intensa”, frisa o provedor.

Novos tempos para os nossos seniores

Num painel dedicado a cidades e comunidades sustentáveis, o administrador da Misericórdia de Lisboa, Sérgio Cintra, realçou o sucesso da resposta dada pela insituição, que só foi possível graças ao esforço de quase 500 profissionais que trabalharam para dar apoio (domiciliário) a todos os que precisam.

“Em janeiro, a Santa Casa, através do Projeto Radar, concluiu um levantamento de mais de 30 mil pessoas com mais de 65 anos, que vivem isoladas ou com alguém da mesma faixa etária. Isso permitiu que fosse possível fazer um trabalho em rede, uma vez que a informação foi partilhada com a PSP e com as 24 juntas de freguesia de Lisboa”, realçando ainda o projeto “Lisboa, Cidade de Todas as Idades” como um exemplo inovador, que cumpre a missão de dar uma resposta integrada à população 65+.

E por falar em inovação, Filipa Ferreira explicou o movimento Tech4Covid, um projeto que reúne a comunidade tecnológica no combate à Covid-19, do qual também faz parte a Casa do Impacto.

O acesso à internet por parte da população idosa foi um dos temas trazidos a debate pelo presidente da Portugal Inovação Social, Filipe Almeida, que deixou o alerta para a necessidade de dotar os seniores de competências digitais.

Covid-19 e as consequências na saúde mental

A médica psiquiatra, Ana Matos Pires, terminou como começou: “Não há saúde sem saúde mental”.

Mas como podemos ter acesso de forma democrática à saúde mental? A diretora da Casa do Impacto, Inês Sequeira, destacou o acalma.online como um projeto diferente e disponível para todos, justificando que “a saúde mental é importante para não agravar desigualdades sociais”. E prossegue: “Além do SNS, são precisas outras respostas “fora da caixa”.

Já Sandro Resende fez isso mesmo com o Manicómio, um projeto dedicado a artistas com doenças mentais. “É um espaço aberto e criativo”, realça o fundador do projeto.

A cultura como fator chave no desenvolvimento económico e social

Que futuro para a cultura? Para Lara Seixo Rodrigues, fundadora da Mistaker Maker, este é o momento ideal para refletir sobre o estado da arte.

Sem dúvidas sobre o facto da cultura ser o único setor que pode contribuir para a confiança de uma normalidade social, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, realçou que é preciso refletir e pensar no futuro, mas não vê a crise como “oportunidade”, antes sim como “aprendizagem”.

A violência doméstica em tempos de crise

A resposta do governo a este problema foi dada com o reforço dos canais de apoio, para garantir que “a vítima não está sozinha”, medidas que vão ser mantidas e fortalecidas mesmo com o final do estado de emergência.

“Estamos a trabalhar com o Ministério da Educação para agilizar o papel de professores no contacto que têm com os alunos, para identificar possíveis sinais de risco”, revela a secretária de estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro.

Numa altura em que vítima e agressor estão confinados ao mesmo espaço, a psicóloga e professora da Universidade do Minho, Marlene Matos, recorre a alguns estudos para garantir que “as crises sanitárias têm uma consequência evidente na violência doméstica”.

Mudança climática. E agora?

2020 era para ser um ano crucial para o clima, de tal forma que a estreia do Social Good Summit em Lisboa previa trazer o tema para cima da mesa. No entanto, as alterações climáticas foram relegadas para segundo plano pela pandemia do novo coronavírus.

José Sá Fernandes, vereador para o clima e ambiente da Câmara Municipal de Lisboa, referiu que o ar que respiramos melhorou com uma vida mais digital e que isso deve sensibilizar a sociedade para um mundo mais sustentável.

Chegou a revolução digital

O teletrabalho e a tele-escola passaram a ser uma realidade no dia-a-dia de grande parte dos portugueses. Mas será que podemos manter estes modelos? Pedro Leitão, CEO do Banco Montepio, garante que o trabalho à distância naquele banco tem-se revelado um sucesso, muito graças a plataformas colaborativas que facilitam o processo. Na sua opinião, só assim é que a tecnologia faz sentido: “Quando se revela útil para as pessoas”.

O ex-comissário europeu, Carlos Moedas, acredita que a sociedade está preparada para funcionar através da tecnologia, mas sempre com o sentimento de que o humano é mais importante que o digital. “Durante anos, na comissão europeia, trabalhámos para convencer os diversos setores a serem mais digitais. Acho que a pandemia acelerou em semanas aquilo que estivemos a trabalhar durante décadas. A pandemia também baixou o preço da inovação”, revelou, convicto de que estas são as únicas partes boas da Covid-19.

A primeira edição do Social Good Summit, em Lisboa, pode ser revista aqui. O fórum, que já passou por mais de 100 cidades, chega a Portugal pela mão da It’s About Impact, associação sem fins lucrativos dedicada à produção de eventos, com o apoio da Casa do Impacto, o hub de empreendedorismo e inovação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Já são conhecidos os vencedores da 4ª edição do Santa Casa Challenge

Em tempos de pandemia, num modelo diferente do habitual, a final do Santa Casa Challenge foi transmitida em direto, através do Facebook da Casa do Impacto e da plataforma Zoom. Em cinco minutos, os dez finalistas apresentaram os seus projetos a um júri, composto por Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto, Ricardo Lima, head of startups da Web Summit, Carla Pimenta, head of startup engagement da EDP.

“Como podemos promover conhecimento, ações e respostas das comunidades às alterações climáticas?” é o desafio da edição que foi lançada em novembro, durante a presença da Casa do Impacto na Web Summit.

Na 4ª edição do Santa Casa Challenge, os participantes foram desafiados a encontrar e desenvolver soluções inovadoras de base tecnológica e digital, que respondam aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis; 12 – Consumo e Produção Sustentáveis e 13 – Ação Climática.

Os vencedores foram The Equal Food Co. (primeiro lugar), MAG2CLean (segundo lugar) e Genviot (terceiro lugar). O projeto vencedor (The Equal Food Co.) visa combater o desperdício alimentar e fazer com que todos os alimentos sejam valorizados, minimizando o desperdício e gerando valor. Trabalham com produtores e empresas para redirecionar produtos destinados a resíduos para novos mercados, construindo uma cadeia alimentar mais sustentável, sem excedentes e produtos “feios”. Já a MAG2CLean é um nanossistema superparamagnético que pretende fazer o tratamento de efluentes poluídos, e a Genviot é uma solução de rega sustentável Plug&Play.

Os três vencedores recebem Alpha Packs para a Web Summit 2020, sendo que o primeiro e o segundo lugar recebem ainda um pack de incubação gratuita para dois membros da equipa, durante um ano, na Casa do Impacto. Ao primeiro lugar é atribuído, ainda, um prémio de 15 mil euros para investimento no projeto.

Para Inês Sequeira, diretora da Casa do Impacto, o objetivo desta edição do Santa Casa Challenge foi alcançado. “No início desta edição tínhamos fortes expectativas de encontrar projetos promissores de inovação ambiental, e o objetivo foi atingido. Os dez finalistas foram candidatos à altura e esperamos que todos continuem a trabalhar para a Década do Clima pelos inúmeros motivos de alarme com que somos diariamente confrontados e pela urgência em salvarmos o planeta”, salientou Inês Sequeira.

“É fundamental trazer inovação para esta causa, por isso é que queremos apoiar e investir nestes projetos vencedores. É essencial dar-lhes uma oportunidade para que estas novas soluções surjam e ganhem escala”, concluiu.

Santa Casa Challenge é um concurso promovido no âmbito da estratégia de investimento da Casa do Impacto, que premeia soluções tecnológicas inovadoras que deem origem a dispositivos, aplicativos, conteúdos digitais, serviços web ou de comunicação, exequíveis do ponto de vista tecnológico.

Projeto Radar combate solidão e vulnerabilidade emocional

Arrancou, em janeiro de 2019, com o objetivo de identificar e conhecer as características da população da cidade de Lisboa com mais de 65 anos, articulando as suas necessidades com os diversos parceiros do Programa Lisboa, Cidade de Todas as Idades. Hoje, em plena época de pandemia, o projeto Radar continua a prestar um apoio fundamental para muitos idosos da cidade.

Desde que foi decretado o estado de emergência, Maria Luís Metrogos, 31 anos, já perdeu a conta de quantos telefonemas fez. Diariamente, estabelece contacto com as pessoas com mais de 65 anos da cidade de Lisboa, identificadas em situação de isolamento.

No início desta crise, a prioridade foi estabelecer o maior número de contactos telefónicos possível para assegurar as necessidades de sobrevivência básicas destas pessoas. Mas, o seu trabalho não se esgotou aqui. Após quatro semanas e muitos milhares de contactos telefónicos realizados, fruto de um intenso trabalho conjunto entre a Santa Casa e as juntas de freguesia, o grande desafio agora é de natureza mais qualitativa: há que cuidar das situações de maior solidão e vulnerabilidade emocional.

Projeto Radar combate solidão e vulnerabilidade emocional

Solidão e vulnerabilidade emocional, o grande desafio.

Das 9h00 às 17h30, Maria fala, ouve e sente as preocupações e os anseios deste grupo populacional pelo telefone. “Estas pessoas precisam de falar, de ser ouvidas e de sentir que alguém se preocupa com elas. Dizem-me constantemente que se sentem presas e isoladas, acusando cansaço, ansiedade e preocupação”.

Carla Pereira, 26 anos, partilha da mesma opinião da colega. “Os idosos estão preocupados, ansiosos e emocionalmente fragilizados. Se por um lado percebem a necessidade do isolamento, por outro veem-se frustrados com a perda da sua autonomia e liberdade”.

Maria, Carla e mais 26 jovens entrevistadores do projeto Radar têm como missão proporcionar-lhes um espaço de conversa onde possam expor as suas dúvidas, receios e angústias, conhecer como estão a ocupar o seu tempo e, simultaneamente, dar alguns conselhos e orientações úteis, ou mesmo proceder a eventuais encaminhamentos para respostas especializadas (ex. linhas de apoio psicológico).

Os contactos são importantes porque as pessoas sentem que não são esquecidas e que têm alguém para partilhar o que lhes vai na alma, asseveram Carla e Maria. Uma equipa composta por 28 jovens que além de ouvintes a tempo inteiro são, muitas vezes, a única voz do outro lado da linha telefónica para combater a solidão dos dias amargos.

Para conseguirem lidar da melhor forma com situações de fragilidade emocional, estes técnicos recebem formação através de webinars (seminários online) temáticos que a Unidade de Missão da Santa Casa dinamiza semanalmente. O objetivo é dotar os entrevistadores de ferramentas úteis ao desenvolvimento de competências para a sua atividade, em áreas como: escuta ativa, comunicação assertiva, conversa empática e outras técnicas psicossociais básicas que lhes permitam lidar melhor com os desafios com que são confrontados.

Mário Rui André, responsável pela Unidade de Missão, explica que “tínhamos de arranjar também respostas do ponto de vista emocional. Muitos destes seniores da nossa cidade já viviam em situações de isolamento antes desta crise sanitária. Percebemos que a maioria destas pessoas falava unicamente uma vez por dia com os nossos e que estavam a acusar sinais de maior fragilidade emocional e psicológica por causa da atual situação”.

O projeto Radar é uma operacionalização do Programa “Lisboa, Cidade de Todas as Idades”, cujo objetivo é conhecer a população com mais de 65 anos da cidade de Lisboa sem apoio regular das instituições. Ao longo de um ano, foram realizadas 30 mil entrevistas que permitiram conhecer as suas expetativas, as suas privações e as suas potencialidades para que, em estreita colaboração com Câmara Municipal de Lisboa, o Instituto da Segurança Social, a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, a Polícia de Segurança Pública e as juntas de freguesia e a Rede Social de Lisboa -, possam ser dadas respostas mais céleres e assertivas aos desafios da longevidade.

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde

Unidades da rede nacional

Unidades que integram a rede de cobertura de equipamentos da Santa Casa na cidade de Lisboa

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas