logotipo da santa casa da misericórdia de lisboa

2022 em retrospetiva. O “regresso à normalidade” e o abraçar de novos desafios

2022 em retrospetiva. O “regresso à normalidade” e o abraçar de novos desafios

Recorde algumas das principais ações levadas a cabo pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa ao longo de 2022, o ano que fica marcado pelo fim da pandemia de Covid-19 e o início da guerra na Ucrânia.

Sobre nós

Após dois anos plenos de grandes incertezas provocadas pela pandemia de Covid-19, o ano de 2022 assumia-se como auspicioso e desafiante. Perante uma “nova realidade” e um mundo “virado do avesso”, a Santa Casa adaptou-se e continuou a sua jornada com mais de cinco séculos “Por Boas Causas”, devolvendo às pessoas uma normalidade tranquilizadora e um compromisso renovado, de apoiar quem mais necessita.

Se 2021 trouxe vários desafios e muitas mudanças na vida de todos nós, 2022 foi um ano de viragem e onde palavras como solidariedade, amor, dedicação e empenho ganharam um renovado sentido. Recorde aqui algumas das principais ações levadas a cabo pela Misericórdia de Lisboa.

Janeiro

O ano iniciou com uma “chuva de milhões” por toda a Europa. O Euromilhões, através de um sorteio extraordinário, premiou 100 apostadores com um milhão de euros cada. Mas se para alguns o sonho é ser um “milionário excêntrico”, para outros o facto de  poder assistir a uma peça de teatro, através de audiodescrição, é a vitória de uma vida.

Já a terminar o mês levámos os sonhos de algumas crianças, ao cuidado do Centro de Medicina e Reabilitação de Alcoitão, para dentro do campo da final da Taça da Liga, que ditou o campeão de inverno do futebol nacional.

Fevereiro

Demos a conhecer Fares, Reza e Mahdi, nomes desconhecidos para a maioria das pessoas, mas que com o apoio da Santa Casa encontraram no mundo da moda a tranquilidade e a paz que não tiveram nos seus países de origem.

jovens migrantes modelos

Assistimos ao lançamento da segunda versão do Protocolo de Avaliação Orofacial (PAOF 2), ferramenta e um contributo importante para os avanços na terapia da fala.

Igualmente importante e de grande utilidade é o projeto Holi, o “cérebro” que conquistou a edição do Santa Casa Challenge de 2021, e que demos a conhecer pelas vozes das próprias criadoras.

Ainda em fevereiro, abrimos portas e alargámos a nossa capacidade de resposta aos públicos mais novos, com a inauguração do Núcleo de Infância e Juventude de Mafra.

Março

Perante a situação do conflito armado na Ucrânia e o enorme fluxo de refugiados da guerra, a instituição disponibilizou-se, desde a primeira hora, a criar condições de integração destas pessoas na sociedade portuguesa.

Destaque ainda para a obra de restauro da Igreja da Misericórdia de Évora, que contou com o contributo do Fundo Rainha Dona Leonor no valor aproximado de 300 mil euros.

Ainda em março, organizámos a palestra dedicada ao “Impacto da pandemia nas pessoas mais velhas – estratégias para mitigar os seus efeitos”, que contou com Alexandre Kalache, presidente do Centro Internacional de Longevidade no Brasil e médico gerontólogo, como orador.

Já no final do mês, e juntamente com a Federação Portuguesa de Futebol, quebrámos barreiras ao promover a máxima de “futebol para todos”.

Jovem de 29 anos vai estar pela primeira vez num estádio de futebol

Abril

Assinalámos o Dia Mundial da Saúde relembrando que “os cuidados continuados integrados são um compromisso assumido pela Santa Casa” e que a instituição está a trabalhar para dar mais dignidade à vida das pessoas.

Depois de um interregno de dois anos, a Escola Superior de Educação do Alcoitão e o Centro de Educação e Formação Profissional da Aldeia de Santa Isabel voltaram a marcar presença na maior feira nacional de oferta educativa, Futurália.

A Casa do Impacto apresentou os grandes vencedores da edição deste ano do Santa Casa Challenge, que responderam ao desafio da ação climática, através da educação e transição digital. Ainda neste mês, a Casa do Impacto aumentou a sua rede de parceiros ao assinar um protocolo com o Instituto dos Registos e Notariado para apoiar a criação de projetos de inovação social a serem implementados naquela entidade.

No desporto, demos um novo “IMPULSO” às carreiras duais, premiando mais 50 jovens desportistas talentos nesta área através do já conhecido Programa de Bolsas de Educação Jogos Santa Casa que, em 2022, assumiu uma nova identidade.

Na véspera do 1º aniversário da VALOR T, demos a conhecer as histórias inspiradoras de Ângelo e Alexandre. Dois jovens portadores de deficiência que, nas suas palavras, conseguiram o que tanto ambicionavam: “ser como as outras pessoas”.

Maio

“Dar é receber”. Esta foi uma das mensagens transmitidas na nova campanha do LX Acolhe, da Misericórdia de Lisboa. Vera e Paulo, Marta e Sérgio são alguns dos exemplos que incorporam esta missão de acolher para assim devolver a infância a crianças em risco.

Consciente do valor e poder de uma informação correta e fidedigna, a Santa Casa uniu-se à Rádio Renascença na criação do Prémio de Jornalismo Jovem.

No mês dedicado à diversidade e inclusão, e entre vários exemplos de histórias retratadas, mostrámos ainda que os nossos valores começam em casa. Enquanto instituição responsável, promotora de diversidade e inclusão, lançámos uma campanha dedicada a esta temática, que contou com a participação de alguns rostos da instituição. Esta campanha venceu na categoria “Sustentabilidade e ESG: Social”, um galardão atribuído na cerimónia de entrega do Grande Prémio Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa.

Junho

Junho, um dos meses mais acarinhados pelos lisboetas. Mês de festa, de arraial e acima de tudo de marchas populares. Cumprindo a tradição, vários utentes da instituição voltaram a vestir-se a rigor para descer a Avenida da Liberdade, em uma edição da festa mais “alfacinha” que existe.

Ainda em ambiente de música, rumámos à “cidade do rock”. O Rock in Rio regressou a Lisboa e a Santa Casa voltou a associar-se ao festival de música promovendo a acessibilidade de uma forma ainda mais alargada, não só a pessoas com mobilidade reduzida como também a pessoas com deficiência visual e deficiência auditiva.

Através de dois episódios (vídeo 1 e vídeo 2) demos a conhecer um pouco mais do trabalho feito na nossa Obra Social do Pousal e das histórias que ali habitam. Um local que se tornou a casa de pessoas com perturbações do neurodesenvolvimento.

Em junho nasce ainda o projeto É Uma Mesa, um espaço de esperança para quem pretende sair das ruas, ao qual a Santa Casa não podia deixar de se associar.

Também no desporto registámos novidades. Os Jogos Santa Casa passam a apoiar mais duas modalidades: voleibol e atletismo.

Julho

No mês do aniversário da instituição, a Santa Casa assina um protocolo com a Confederação Empresarial de Portugal (CIP), que estabelece os princípios de colaboração entre as duas instituições na implementação de atividades do projeto Valor T.

De uma parceria estabelecida com o PÚBLICO, nasce o Artéria, o projeto de jornalismo comunitário dedicado ao quotidiano da cidade de Lisboa. Um projeto aberto a todos os que sintam a cidade como sua e tenham vontade de dar a conhecer as histórias que lhe dão vida.

Com vista a exponenciar o apoio da Santa Casa à população deslocada da Ucrânia, em particular crianças entre os 8 e os 14 anos, assinámos um protocolo com a Associação Cultural Êxito das Tendências, que prevê um projeto-piloto a ser implementado no nosso Centro Social de São Boaventura, no Bairro Alto.

Numa aposta na promoção do património da instituição, dinamizámos a iniciativa “Santa Casa Open House”. Um dia aberto ao público interessado em visitar as frações então disponíveis no número 100 da Rua dos Douradores, na freguesia de Santa Maria Maior.

Ainda em julho, o restauro da Igreja da Misericórdia de Coruche venceu a primeira menção honrosa do Prémio Gulbenkian Património. As obras receberam o apoio do Fundo Rainha D. Leonor (FDRL), no valor de 300 mil euros.

Agosto

66 mil consultas depois, o SOL – Saúde Oral em Lisboa comemorou o seu terceiro ano de existência. Este equipamento da Santa Casa tem contribuído para a diferenciação e melhoria da qualidade de prestação de cuidados de saúde oral às crianças e jovens.

O maior certame cultural de Lisboa regressou ao Parque Eduardo VII, com o apoio da Santa Casa. No espaço destinado à instituição, celebrámos a literatura, a história e o voluntariado.

Setembro

No mês de regresso ao trabalho e às atividades escolares, recebemos a visita às nossas creches da Fundação HighScope americana.

Os Jogos Santa Casa reforçaram a sua aposta no desporto ao apoiar a seleção nacional de hóquei em patins masculina e a seleção nacional feminina de futsal.

Setembro é também mês de fado e, uma vez mais com o nosso apoio, este estilo musical voltou a abrilhantar a capital ao acolher o Santa Casa Alfama.

No ano que antecede a Jornada Mundial da Juventude, o provedor da instituição discute os desafios enfrentados pelos mais jovens no nosso país, na conferência “Em Nome do Futuro: Os Desafios da Juventude”, promovida pela Renascença.

 

Outubro

A saúde mental e os idosos estiveram em destaque durante o mês de outubro. Dois temas que ganham particular importância nas Estruturas Residenciais Para Idosos e Centros de Dia da Santa Casa, onde as respetivas equipas procuram, diariamente, dar um pouco mais de sentido e de qualidade de vida aos mais velhos.

Na 11ª cerimónia de entrega dos galardões que reconhecem contributo dos idosos para a sociedade, homenageámos Maria Raquel Ribeiro, falecida em janeiro deste ano e personalidade que dá nome a estes prémios.

Santa Casa apoia primeira escola de pós-graduação na área da saúde em Portugal, a Advanced Health Education (AHED).

Quatro anos depois da sua fundação, a Casa do Impacto apresenta nova identidade visual, novo posicionamento e visão do futuro para o empreendedorismo social.

Já na música, assistimos à 34ª edição da Temporada Música em São Roque, uma iniciativa que vem reforçar a política da instituição de apoio à cultura portuguesa, divulgando, em simultâneo, o seu património histórico e artístico. Nos bastidores, falámos com um grupo estreante desta edição.

Novembro

Logo no início do mês, a Santa Casa voltou a marcar presença na maior cimeira de tecnologia do mundo, WebSummit. Na Feira Internacional de Lisboa, a Casa do Impacto apresentou as novas edições do Triggers e do Santa Casa Challenge e ainda o seu apoio à estreia do documentário “O Sopro do Diabo”, realizado por Leonardo Di Caprio, que revela o desespero vivido pelas vítimas do incêndio que assolou Pedrógão Grande em 2017.

A infância e juventude estiveram em grande destaque este mês. Exemplo disso foi a participação da Santa Casa no seminário “A Criança no Processo Tutelar Cível”. Um seminário que dá continuidade ao trabalho efetuado pela instituição, que assumiu, em 2019, na sequência de um protocolo de cooperação celebrado com o Instituto de Segurança Social- a intervenção em matéria de infância e juventude.

Demos, ainda, voz a Carolina, Kenny e Murilo, três jovens residentes em casa de autonomia da Santa Casa, que, na primeira pessoa, falaram sobre os desafios dos seus percursos de vida.

Depois de Vila Franca de Xira, Amadora e Mafra, Oeiras recebeu uma resposta da Misericórdia de Lisboa centrada na promoção dos direitos e proteção das crianças e jovens.

Em matéria de prémios e investigação, celebrámos e demos a conhecer os grandes vencedores da 10º edição dos Prémios Santa Casa Neurociências, galardões nos quais a instituição já investiu mais de 4 milhões de euros para apoiar projetos científicos e clínicos destinados a promover avanços no tratamento e recuperação de lesões vertebro-medulares e nas doenças neurodegenerativas associadas ao envelhecimento.

 

Dezembro

Maria Odete, Carla e Pedro fazem parte do grupo de dezenas de voluntários que, diariamente, ajudam a Santa Casa a cumprir a sua missão. Dedicam parte da sua vida aos outros, sempre com a mesma entrega, empenho e afeto, e sem esperarem nada em troca.

 

Como manda a tradição nesta época festiva, a instituição promoveu, uma vez mais, a magia do Natal em Lisboa, com a realização do Wonderland, e em Vila Nova de Gaia, com a Praça de Natal.

Dezembro ficou igualmente marcado pelas intensas inundações que afetaram a capital, situação que levou a uma atuação extraordinária por parte da Santa Casa de alojamento de emergência de 25 pessoas.

Quase a fechar o ano, a Santa Casa dá nota da inauguração da creche do Desagravo, no Campo de Santa Clara, revelando ainda a promessa de, em 2023, vir a inaugurar mais duas creches na cidade. Um compromisso assumido entre a instituição e a Câmara Municipal de Lisboa.

 

Diversas especialidades médicas e cirúrgicas

Programas de saúde e cuidados de saúde ao domicílio

Unidades da rede nacional

Prestação de apoio psicológico e psicoterapêutico

Aluguer de frações habitacionais, não habitacionais e para jovens

Bens entregues à instituição direcionados para as boas causas

Programação e atividades Cultura Santa Casa

Incubação, mentoria e open calls

Anúncios de emprego da Santa Casa

Empregabilidade ao serviço das pessoas com deficiência

Jogos sociais do Estado e bolsas de educação

Ensino superior e formação profissional

Projetos de empreendedorismo e inovação social

Recuperação de património social e histórico das Misericórdias

Investimento na investigação nas áreas das biociências

Prémios nas áreas da ação social e saúde

Polo de inovação social na área da economia social

Voluntariado nas áreas da ação social, saúde e cultura

Ambiente, bem-estar interno e comunidade

Ofertas de emprego

Contactos gerais e moradas